Considerado um ato inovador, especialmente pelo formato que o Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual Valter Araújo, vem conduzindo os trabalhos no interior, onde além de várias reuniões, tem aberto espaço para uso da tribuna por populares e representantes de classe, cuja voz, passa a ser ouvida já que a grande maioria dos Deputados Estaduais acabam por entender os reclames da população, fato esse que faz com que “se tenha subsídios e, cujas demandas, seriam objetos de discussão no parlamento por pelo menos uns dez anos, somente com os encaminhamentos recebidos no município de Rolim de Moura”, disse o Presidente da Assembléia, o Deputado Valter Araújo.
Mesmo antes da Sessão da Assembléia Itinerante, que aconteceu às 16 horas, no auditório da Igreja Assembléia de Deus Peniel, o Deputado Valter Araújo, Luiz Cláudio, Luizinho Goebel e outros deputados participaram de várias reuniões, como na Associação Comercial e Industrial de Rolim de Moura, onde estiveram no café da manhã, oferecido pela instituição, e logo após uma reunião no auditório da Câmara Municipal com os Presidentes de Associações. Na oportunidade o Presidente da Assembléia, Deputado Valter Araújo, bem como o anfitrião, Deputado Luiz Cláudio falaram da importância da reunião, da aproximação da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia com a população, “vocês estão aqui para conhecer aos nobres deputados, mas também para avaliar o nosso trabalho, cobrar soluções para os diversos problemas enfrentados no dia a dia e, principalmente para nos ajudar, pois apesar de estarmos deputados não temos conhecimentos de todos os problemas da sociedade”. Disse o Presidente da Assembléia ao se dirigir aos presidentes de associações.
Laboratório – O deputado Valter Araújo falou da importância do Laboratório de Análises Químicas e Físicas para analisar os produtos derivados do leite, cujo prédio encontra-se com a construção paralisada e, não se sabe o por que, houve perca dos recursos. A Cooperativa de Leite mesmo para certificar seus produtos tem que enviar para São Paulo e, isso traz mais despesas, demora, problemáticas de logística, etc., e poderia estar sendo analisados aqui em Rolim de Moura, Estados vizinhos como Mato Grosso, Acre, Amazonas, e outros poderiam estar analisando seus produtos aqui e gerando recursos que ajudariam na manutenção do laboratório. “Atendendo um pedido da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, através de seu presidente o Vereador Jairo Benetti e com o aval dos demais vereadores, fiz um compromisso, passar o pires na Assembléia Legislativa, buscar o apoio dos demais Deputados, e colocar uma emenda conjunta para que se possa terminar o laboratório, que além do pedido da câmara mirim, entendo ser de suma importância para o município e principalmente para o Estado de Rondônia”. Disse o Valter Araújo.
Dentre os espaços cedidos durante a realização da Sessão da Assembléia Itinerante realizada na quinta feira em Rolim de Moura, um dos discursos que chamou mais a atenção, foi o proferido pelo presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, o Vereador Jairo Benetti – PSD, que chamou a atenção dos Deputados, em especial para a Deputada Ana da 8, que não é da região, que para ajudar o estado de uma forma geral e, porque não o município de Rolim de Moura, “Tem que cobrar do Governo do Estado a implantação de uma Agência de Regulação para acompanhar e fiscalizar a todos os setores, que vão desde a Energia elétrica, a questão da água, do esgoto até própria construção de salas de aulas”. Disse Jairo Benetti. Outra questão levantada pelo vereador, é a questão de saúde, pois o município gasta 30% do seu orçamento na saúde, “mais será que esses recursos estão chegando até a população? Será que a população está sendo realmente atendida em seus anseios nessa área?” disse Jairo, entendendo que uma ação conjunta com o Governo do Estado se faz necessário, para que saiba quantos servidores tem a disposição dos municípios, onde estão sendo gastos e, se a população está sendo assistida. Que o Quartel da Polícia Militar de Rolim de Moura, 4ª Cia de Policiamento Ostensivo/4º BPM, seja transformado em Companhia Independente, a melhoria da estrutura das escolas estaduais e que o Detran em vez de ficar doando ambulâncias e veículos para o Governo de Rondônia que se faça uma política de investimentos, com sinalizações no trânsito para a diminuição dos acidentes que hoje tem trazido problemas inclusive para a área de saúde. “pedimos desculpas se nos excedemos no tempo, mas é uma oportunidade única para que possamos estar levando até nossos representantes na Assembléia Legislativa, um pouco dos problemas e a reivindicação da nossa população. Temos certeza da importância da Sessão itinerante e esperamos que outras sejam realizadas em nosso município, para que a população se sinta melhor representada, assim como, a importância da aproximação entre os poderes legislativos”. Disse Jairo Benetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário