terça-feira, 31 de maio de 2011

Feirante se reúnem e, impasse continua

 

Uma reunião realizada na manhã desta terça feira, no auditório da Câmara Municipal de Rolim de Moura, trouxe a tona um impasse de proporções ainda não estimadas, na Associação dos Feirantes de Rolim de Moura, a ASFEROLIM.
  Uma eleição realizada recentemente, deu como ganhadora uma chapa presidida pelo Sr. Antonio Marques, o qual passaria a ser o presidente da associação a partir de agora, mas o ex presidente, conhecido popularmente por Zezão, se negou a deixar o cargo, e diz textualmente que não sai e não entrega a presidência da associação. Dado ao impasse e para tentar chegar a um denominador comum, os feirantes do município de Rolim de Moura, se reuniram na manha desta terça feira, dia 31 de maio, no auditório da Câmara Municipal com o intuito de se achar uma solução para o caso e até acreditando que o ex presidente entregaria o cargo, haja vista, que praticamente 100% dos associados estão contra sua posição, mas tudo foi por água abaixo, quando mesmo se disse injustiçado e que não deixaria de forma alguma o cargo que acredita ser seu de direito.
  Várias pessoas se pronunciaram, dentre os quais, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jairo Benetti, que deixou claro que uma associação só pode ter força, quando unida, e dentro de todas as legalidades, que vão desde suas obrigações institucionais, com balancetes, declarações de renda, etc. até o zelo e a obediência as decisões da maioria absoluta de seus associados. Não querendo tomar partido, Jairo demonstrou que numa ação conjunta, muitas benfeitorias poderiam ser conquistadas pela classe, e colocou tanto a Câmara de Vereadores, como a Assessoria Jurídica da casa, para prestar toda ajuda necessária para o fim do impasse, e uma solução pacífica para que não haja vencidos e nem vencedores, mas que toda classe de feirantes do município possam trabalhar e desenvolver suas atividades na legalidade.
  Com as dificuldade de se chegar a um consenso, poderá surgir uma nova associação, para onde deverão ir todos os descontentes e, pelo que se pode constatar, apenas a Associação que cuida das feiras de quinta e sábado, a Asferom, continuará em plena atividade no momento, mas com uma decisão que pode desagradar a alguns, já que a partir de agora apenas os feirantes cadastrados nessa associação poderão participar da feira.  

Gerente da Seplan, Natan de Oliveira, visita Câmara de Rolim de Moura

 

Com o intuito de dar publicidade à reunião que acontecerá no próximo dia 02 de junho, no Colégio Aluízio Pinheiro, quando secretário e técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, estarão ouvindo da população e de representantes de classe, as principais reivindicações e, as prioridades do município de Rolim de Moura, para serem incluídas no PPA para os próximos anos, o Gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Seplan, Natan de Oliveira, esteve no final do dia da última segunda feira, no Gabinete do Presidente da Câmara, Jairo Benetti, onde foi recebido pelo Vereadores e pela grande maioria dos meios de comunicação do município.
  Na oportunidade Natan, destacou o encontro que acontecerá na próxima quinta feira e, a importância da participação maciça da sociedade, haja vista, que as necessidades básicas e as prioridades do município farão parte do Plano Plurianual e contribuirão para o desenvolvimento. Dentre os pontos que serão discutidos, estão Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento ambiental. Ainda segundo Natan, cada tema a ser tratado, será feito em uma sala separada, e no final da audiência serão realizadas plenárias, onde as principais propostas de cada tema serão apresentadas, podendo, no entanto, ser acrescentado algum assunto de relevância que tenha ficado de fora durante a audiência.
  Além da presença da maioria dos veículos de comunicação do município, participaram ainda, praticamente todos Vereadores, que enalteceram a presença do Gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Seplan, Natan Oliveira, que esteve acompanhado do Representante do Governo no município, o Sr. Kiko.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MODERAÇÃO EM EXAMES E USO DE ANTIBIÓTICOS

A Aliança Nacional de Médicos dos Estados Unidos (NPA) publicou no periódico Archives Of Internal Medicine, 15 recomendações a especialistas do país, sugerindo redução do número de exames e do uso de antibióticos. A orientação pretende diminuir custos dos tratamentos de saúde e proporcionar mais qualidade no atendimento. A associação encaminhou as recomendações para cerca de 2 mil médicos e espera receber o apoio da população.
  Segundo o relatório, uma das preocupações é relativa à crescente demanda por tomografias computadorizadas e exames de imagem para diagnosticar dores lombares sem necessidade. A prática expõe os pacientes a riscos como, problemas nos rins e aumento da incidência de Câncer.
  O grupo pede ainda que seja adiada a prescrição de antibióticos para crianças em casos de dor de garganta, já que o problema, na maioria das vezes, é causado por vírus – que não responde a antibióticos. Além disso, o uso de remédios sem necessidade pode gerar bactérias resistentes. O relatório também sugere exames de urina e de sangue sejam pedidos apenas a pacientes não-saudáveis. 

Matéria publicada no Jornal Folha de Rondônia, de 25/05/2011.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jairo Benetti recebe Deputado Euclides Maciel em seu gabinete, na Câmara de Rolim de Moura



O Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Jairo Benetti, juntamente com os vereadores Cícero Sérgio Lopes “Sérgio Sequessabe”, João Rossi Júnior “Juninho”, José Messias e Doca Chalegra, receberam no gabinete da presidência, nesta segunda feira, o Deputado Estadual do PSDB, Euclides Maciel.
  Euclides que está visitando o interior, fez uma visita de cortesia à Câmara de Rolim de Moura pela primeira vez nesse novo mandato e, entre assuntos políticos, vários temas foram abordados no intuito de se formar uma parceria entre o legislativo municipal e a Assembléia Legislativa, se colocando ao dispor dos vereadores para acompanhá-los, quando na busca de recursos junto ao Governo do Estado.
  Aproveitando a oportunidade o Presidente da Câmara, Vereador Jairo Benetti, pediu a Euclides Maciel um posicionamento da Assembléia Legislativa, quanto a Lei Estadual 222, que trata da Funrespol, e que apesar de estar em vigor, tem trazido descontentamento nos munícipes, especialmente os proprietários de Hotéis, bares, carretas de som, sonorização fixas, casas de show, etc., cujas taxas extrapolam o bom senso, haja vista, que os valores cobrados para a Funrespol, são maiores do que as taxas de alvará da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, se somadas juntas.
  Por sua vez Euclides se mostrou solícito, e garantiu que a Lei 222, será tema de discussão na Assembléia Legislativa, assim como outras situações que possam amenizar o sofrimento da população, especialmente do município de Rolim de Moura. Falando ainda de uma solicitação feita pelo Vereador Sérgio Sequessabe, quanto a uma emenda para a construção de banheiros na pista de caminhada, o deputado assegurou ao vereador, que irá procurar alocar recursos para a construção da mesma, através de uma emenda parlamentar de sua autoria

Câmara se reúne em sessão extraordinária e, vários projetos são retirados de pauta



 Em reunião extraordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rolim de Moura, na manhã desta sexta feira, dia 27 de maio, dos sete projetos colocados na pauta para votação, apenas um foi votado e aprovado pelos vereadores presentes, os demais foram retirados de pauta pelo presidente, Jairo Benetti, atendendo a solicitação da Comissão de Finanças e Orçamento.
  Os debates para discussão dos projetos se tornaram um pouco mais acirrados, quando o Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, João Rossi Júnior “Juninho”, que é formada ainda pelos vereadores Sérgio Sequessabe e Doca Chalegra, pediram a retirada de pauta de nada menos do que seis projetos, alegando falta de parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
  O Presidente da Comissão, “Juninho”, bem como os demais membros, Sérgio e Doca Chalegra, chamaram a atenção dos demais pares para a aberração do Projeto de Lei 045/2011, do Executivo Municipal, que pedia a abertura de crédito adicional por anulação de dotação no valor acima de 1 milhão de reais, e que seriam usados para a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Sáude. “é inconcebível que a folha de pagamento do mês anterior foi encerrada no dia 20 de abril e não se notou tal necessidade, já que somente agora dia 17 de maio, três dias antes de fechar a folha de pagamento é que foi enviado ao legislativo a solicitação de abertura de crédito. O que estão fazendo os técnicos do executivo municipal?”, disse Juninho, acrescentando ainda, que há uma falta de planejamento tanto na Secretaria de Saúde, quanto na Secretaria de Fazenda, haja vista, que o projeto ora citado pede dotação apenas para 60 dias, e o restante do ano como será?
  Outro ponto destacado e que a comissão quer explicação, é pelo fato de que são apenas 5 meses de administração, e faz necessário dizer o que foi feito com o orçamento enviando ao legislativo e aprovado, que contemplaria a folha de pagamento da saúde para o ano todo. Onde foram gastos? Com que foram gastos? E porque foram gastos? São perguntas que ficam no ar.
  Outro projeto que causa dúvida é o de nº 046/2011, no valor de 149 mil reais, oriundo de empréstimo para financiar o projeto reluz. Segundo o vereador, esse empréstimo acabaria por onerar o município, que passaria a pagar juros, etc., mas que inicialmente e numa rápida análise não seria necessário, haja vista, que ainda no mês de fevereiro a conta bancária dos recursos recebidos com a taxa de iluminação pública apresentava saldo positivo de mais de 100 mil reais, os quais poderão ser usados no projeto. “Queremos o extrato bancário desta conta para sabermos do seu saldo e onde foram gastos os valores, se é que já foram gastos, pois entendemos que seria prejudicial ao município ficar pagando juros, se existe o dinheiro na conta”. Disse o vereador, acrescentando que caso o executivo envie os documentos solicitados imediatamente, todos os projetos poderão constar da pauta da sessão ordinária da próxima segunda feira.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Moto Taxistas buscam apoio na Câmara Municipal

A presença do grupo de moto taxistas no gabinete da presidência, foi no intuito de buscar apoio para que a referida lei seja apreciada o mais breve possível para que possam ter suas funções regulamentadas no âmbito municipal.
 
Um grupo de Moto taxistas de Rolim de Moura, foram recebidos no Gabinete do Presidente da Câmara de Rolim de Moura, Jairo Benetti, juntamente com o Vice Presidente, Vereador Sérgio Sequessabe, com a finalidade de buscarem apoio para a votação do Projeto de nº 153/2010, que trata da criação do sistema de prestação de serviços de transporte individual de passageiros com uso de motocicletas, que se encontra na casa para ser apreciado.

Os serviços de moto taxis no município de Rolim de Moura, era regido por uma lei criada ainda no ano de 2001, a Lei Municipal nº 901, mas por força da regulamentação da profissão por parte do Congresso Nacional, que aconteceu recentemente, o município se viu na necessidade de criar uma nova lei, dentro dos parâmetros aprovados pela Lei Federal, o que está sendo feito através do Projeto de Lei nº 139/2010, de autoria do Poder Executivo Municipal.

A presença do grupo de moto taxistas no gabinete da presidência, foi no intuito de buscar apoio para que a referida lei seja apreciada o mais breve possível para que possam ter suas funções regulamentadas no âmbito municipal. Durante a reunião, o grupo obteve do presidente da casa, Vereador Jairo Benetti, bem como, do vice presidente, vereador Sérgio Sequessabe, o apoio necessário para que seja colocado em votação o referido projeto.

Segundo os vereadores, o projeto deverá ser apreciado de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta, assinado, e algumas mudanças serão necessárias, tais como sair da alçada da Secretaria Municipal de Administração e passar a ser comandos pelo Contran, que é o órgão que regulamenta o trânsito municipal, bem como, além do cadastramento dos concessionários da placa, também deverão ser cadastrados os auxiliares, para que haja um melhor controle dos serviços por parte do executivo municipal.