sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Durante Audiência Pública realizada em Rolim de Moura, parlamentares dizem que Reitor da Unir nunca buscou apoio em seus gabinetes




  A Câmara Municipal de Rolim de Moura, por iniciativa do Presidente da Casa, Vereador Jairo Benetti, realizou nessa sexta feira, dia 16 de setembro, com início às 10 horas da manhã, no auditório da Câmara a Audiência Pública para tratar de assuntos com referência a Universidade Federal de Rondônia, especialmente o Campus da Unir, onde recentemente foi desencadeada uma paralisação, que pode tomar grande proporções, haja vista, a entrada em greve por parte de Professores e Acadêmicos de praticamente todos os Campus do Estado.
  Para participar da Audiência o presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Jairo Benetti, enviou convite via email, ofícios e até por meio de telegramas, a toda Bancada Federal do Senado e da Câmara, além dos presidentes e vice presidentes das Comissões de Educação do Senado e da Câmara Federal, no intuito de que se pudessem discutir in loco todos os problemas até então enfrentados pela classe docente e discente da instituição.
  Apesar de toda movimentação que se estendeu também aos Deputados Estaduais, Reitoria da Unir e várias outras autoridades, a Reitoria não se fez representar, bem como muitos outros parlamentares, comparecendo apenas o Senador da República Licenciado, Ivo Cassol, e os Deputados Federais Nilton Capixaba e Carlos Magno, além do Presidente da Casa Vereador Jairo Benetti, os vereadores Laudeci da Sucan, Sérgio Sequessabe, João Rossi “Juninho”, Professor Rodnei, Dr. Rubens, Nice Chagas, Marcio Mateus, Doca Chalegra e José Messias, além da Comissão de Greve da Unir, Campus de Rolim de Moura, Professores e acadêmicos.
  Durante os discursos todos parlamentares se colocaram à disposição para contribuir com a solução dos problemas, inclusive aproveitando o momento, para que toda Bancada Federal colocassem emendas no intuito de melhorar as condições da Unir em todo Estado. Nilton Capixaba falou de suas ações que desde o início do primeiro mandato contemplaram o setor educacional, no caso a Unir, bem como, deixou claro que outras ações não estão sendo desenvolvidas em prol da entidade, é porque o Reitor nunca esteve em seu gabinete. “Sei o nome do Reitor de ouvir falar, através de jornais e outros meios de comunicação, mas se ele estiver aqui no auditório, com certeza não sei quem é, pois nunca esteve em meu gabinete, e ninguém sabe o que calado quer, a impressão que se passava até o momento e que tudo estava caminhando a contento”. Disse o Deputado Nilton Capixaba, parabenizando a coragem e incentivando para que continuem na busca de soluções e melhorias para a nossa faculdade.
  Já o Senador Ivo Cassol foi mais além, mesmo ratificando as palavras do Deputado Federal, afirmando que também em seu gabinete o Reitor nunca pois os pés. “Quero que enviem cópias dos processos existentes e todos os documentos reivindicatórios, pois seremos a voz dos senhores no parlamento. É estranha a questão da Unir, pois alguém tem interesse em ficar tudo debaixo do tapete, desde o início de minha carreira política que se iniciou pelo município, como Prefeito já dávamos todo apoio para o funcionamento da instituição, repassamos o terreno e toda infra estrutura da nossa Escola Agrícola para a Unir coma vinda do Curso de Agronomia, e hoje está tudo abandonado, se houve falar em compra de terreno apreços astronômicos de quase 250 mil reais o alqueire e tudo isso deve ser investigado, porque não adianta comprar terreno se não dá a infra estrutura necessária”, disse o Senador, acrescentando que levará as denúncias ao Ministro da Educação e que fará de tudo para que essa situação venha a ser esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário