sexta-feira, 10 de junho de 2011

Agentes Comunitários de Saúde procuram Câmara e pedem socorro



  Uma comissão dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Rolim de Moura, estiveram nesta sexta feira, dia 10, no Gabinete do Presidente da Câmara, Vereador Jairo Benetti, e com os vereadores Cícero Sérgio Lopes “Sérgio Sequessabe”, Doca Chalegra e José Messias, no intuito de buscar apoio para suas reivindicações, já que segundo a comissão, estão sendo colocados em terceiro plano, não fazendo parte da mesa de negociação e discussão quanto aos reajustes salariais, bem como, nas melhorias das condições de trabalho.
  Além do salário que segundo a comissão, não tem tido a devida atenção por parte do executivo municipal, a classe reclama ainda da situação vivida, haja vista, que faltam hoje para cobrir toda área do município aproximadamente 30 Agentes Comunitários de Saúde, e as reclamações dos locais que se encontram descobertos, acabam por respingar no grupo que trabalha, já que nas reclamações toda classe é envolvida. Outra questão levantada é o fato de muitos agentes estarem em desvio de função, trabalhando ou na Secretaria de Saúde ou no Hospital Municipal, que se já não bastasse a área de atuação dos mesmos que fica descoberto, para provar junto ao Ministério da Saúde o atendimento que é feito pelo grupo que trabalha, tem de ser dividido entre aqueles que estão em desvio, isso quer dizer, os que trabalham tem seus atendimentos usados para justificar o salário daqueles que não estão em seus postos de trabalho, o que não é justo.
  Outra questão levantada durante a reunião, é que o Conselho Municipal de Saúde, que tem sua sala dentro da própria Secretaria de Saúde, há mais de dois anos não tem atentado para os problemas da classe, inclusive determinados valores que vem do Governo Federal para os Agentes, não são repassados e não são ditos como e com quem são gastos. “Estranho que o Secretário Municipal de Saúde disse recentemente não ter conhecimento de que existe área descoberta, sem agentes de saúde”. Disse o Presidente da Câmara, Vereador Jairo Benetti.
  Para poder tratar da situação, ficou definido que na próxima segunda feira, dia 13 de junho, haverá uma nova reunião na Câmara Municipal, desta feita, com todos os Vereadores para que possam tomar conhecimento do assunto, para que tais reivindicações sejam levadas ao Secretário de Saúde, bem como, ao Executivo Municipal para as providências cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário