Os alunos Caio Febo e Mateus Pesovento, do 1º ano “D”, do Colégio Cândido Portinari, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, em seu gabinete, na manhã desta quarta feira, no intuito de buscar informações para a realização de um trabalho de Sociologia.
O trabalho solicitado pelo colégio aos alunos é sobre cidadania, que quer dizer: Em direito, cidadania é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos. No Brasil os direitos políticos são regulados pela Constituição Federal em seu art. 14, que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal.
Para o Presidente da Câmara, Vereador Jairo Benetti, os alunos procuraram o lugar certo, pois aqui estão os verdadeiros representantes do povo, que foram eleitos pelo voto direto e que participam ativamente da vida política do município, e porque não, do Estado de Rondônia e do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário